ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Orquídea: Catasetum macrocarpum/flor feminina

domingo, 5 de agosto de 2012

Orquídea: Catasetum macrocarpum/flor feminina

Sobre o Catasetum macrocarpum flor masculina há uma postagem neste blog e pode ser acessada pelo link; mas antes, o convido - caro leitor internauta - a conhecer um pouquinho, ao menos, sobre o catasetum macrocarpum flor feminina.
As variedades de flores em masculinas e femininas são obviamente uma ferramenta da natureza, para - sempre que possível - haver a fecundação das flores, a formação de sementes e a reprodução natural dos catasetums.
Neste caso, o macrocarpum, geralmente produz as flores masculinas, em detrimento das femininas; eu pelo menos, em poucas ocasiões obtive dos meus catasetums macrocarpums, flores femininas, havendo a abundância das masculinas.
A maioria dos orquidófilos e estudiosos da área concorda que a existência de flores femininas nos macrocarpums é uma questão climática, isto é, quanto mais o clima é quente, maior suas ocorrências.
Observação endógena: percebe-se que as flores serão femininas logo nas primeiras semanas de crescimento da haste floral: geralmente ela será mais robusta que a haste para as flores masculinas; e irá demorar mais a formar-se completamento (uma vez que, automaticamente ela deverá perdurar por mais tempo, em caso de ter flores fecundadas e por isso irá suportar também o peso das cápsulas de sementes, principalmente quando elas estiverem bem desenvolvidas), ao inverso da haste para as flores masculinas, que são quase efêmeras. Enquanto as flores masculinas duram por aproximadamente 7 dias, as femininas costumam se alongar mais tempo, em durabilidade, tentativa única e exclusivamente para serem fecundadas, principalmente por meio das abelhas e dos insetos.

Outros detalhes: as flores masculinas são sempre em maior quantidade que as femininas, isto em condições normais. Quanto ao odor, ele também é diferenciado em ambas, não menos intenso e convidativo as abelhas, aos insetos e aos humanos. As abelhas mangangás preferem as femininas e passam vários minutos, envolvidas nelas, literalmente dentro das flores.

Aqui uma abelha mangangá é atraída pelo odor agradável da flor feminina.

8 comentários:

  1. Mt obrigado Nelba, pela visita e comentário! É mesmo uma orquídea fantástica (para cultivo e florações constantes) vc tem razão! Obrigado, volte sempre q puder!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá. Tenho sim algumas a venda (não muitas). Tenho um perfil de vendas no mercado livre e outro na shopee. Vou deixar os links abaixo.
      https://www.mercadolivre.com.br/perfil/JALON+NUNES
      https://shopee.com.br/jnf2020
      À disposição.

      Excluir
  3. Oi boa noite eu queria ver com você de onde você é

    ResponderExcluir
  4. Tenho meu filho em Paulista Pernambuco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Estados são vizinhos, mas as cidades ficam um pouquinho distante! Abraço!

      Excluir

Amigos e Seguidores