ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 240 - Orquídea: Bc Maikai Louise

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

240 - Orquídea: Bc Maikai Louise

"Trata-se de um espetacular híbrido intergenérico que foi registrado em 1944 pelo Sr. Y. Hirose, em Hilo (Havaí/EUA)".
“(...) um detalhe curioso é que a parte de trás das pétalas é mais colorido do que a frente. Brassocattleya Maikai Louise é um híbrido intergenérico, um cruzamento entre Cattleya bowringiana (atualmente classificada como Guarianthe bowringiana) e Brassavola nodosa. Cattleya, o pai de pólen, forneceu a cor lavanda deste híbrido; a Brassavola, o pai da semente, doou sua fragrância, as formas das folhas, e as suas manchas (...). Em relação a cor essa planta também dá um show, pois branco e lavanda formam uma linda pintura combinando estrias e pintas, com elegância e beleza ímpar"[i].
“Planta de porte médio, muito florífera, entouceira com muita facilidade (...). Este clone tem como característica apresentar pintalgados nos versos de pétalas e sépalas[ii].

Observação endógena: desde algum tempo este híbrido esteve na minha singela Lista de Desejos, é verdade que eu não cheguei a publicar seu nome no decorrer das últimas 5 Listas, porém, ela era um dos meus planos de aquisição, fato que se concretizou no início de 2014. De lá para cá já foram 9 flores, numa crescente produção que envolve também a expansão da planta. De excelente adaptação no clima quente e seco do Nordeste do Brasil, este híbrido tem se mostrado bastante resistente, inclusive a pragas comuns em diversas espécies, a exemplo da cochonilha. Sua aquisição, certamente, enriquecerá qualquer coleção!
Quando as flores estão próximas de murchar, ficam esbranquiçadas.

[i] Disponível em: http://orquideasjr.blogspot.com/2015/01/bcmaikai-mayumi.html Acesso em nov. de 2015.
[ii] Disponível em: http://www.orquideasecia.com.br/bc-maikai-louise.html Acesso em ago. de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores