ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 317 - Orquídea: Spathoglottis unguiculata

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

317 - Orquídea: Spathoglottis unguiculata

O gênero Spathoglottis inclui cerca de 40 espécies, das quais a orquídea-grapete e a Spathoglottis plicata são as mais conhecidas (as duas são também muito parecidas, mas as flores da Spathoglottis plicata têm uma tonalidade clarinha, quase rosa)".
"Nativa de vários países no sudeste asiático e sudoeste do Oceano Pacífico, a Spathoglottis unguiculata é famosa por seu perfume, que lembra o cheiro de uva (...). Ela faz grandes touceiras em encostas rochosas e clareiras de florestas, lugares onde há alta umidade e incidência direta dos raios de sol durante quase o ano todo. Os numerosos botões surgem numa haste que pode alcançar 1 m de altura e se abrem em sequência, uns 5 ou 6 ao mesmo tempo, ao longo do ano todo, com mais frequência na primavera e no verão”.
“Por ser uma orquídea terrestre [necessita] de terra e húmus de minhoca. Ela também pode ser cultivada diretamente no chão, numa mistura de terra, areia e composto orgânico, adicionando farinha de osso à terra uma vez por mês (...)”.
“Como gosta sol e tem folhas grandes e plissadas - bem diferentes das folhas de outros gêneros mais populares de orquídeas -, essa espécie costuma ser vendida como planta comum de jardim, sem a pompa toda com que são comercializadas as Cattleya, por exemplo. Além dessas particularidades, a orquídea-grapete também gosta de água: regue-a dia sim, dia não, mas não deixe que a água fique parada em suas raízes. Mantenha-a úmida especialmente durante os meses em que estiver florida, diminuindo as regas quando notar que a floração acabou e a planta entrou em dormência, normalmente durante o inverno brasileiro”.
“Para acabar de vez com os preconceitos, uma última curiosidade: essa orquídea é tão barata e popular, que na Indonésia e em Taiwan se fabricam embalagens com suas folhas (...). As folhas da orquídea-grapete são tão bonitas que seria uma pena arrancá-las para fazer caixas[i]”.

Nomes populares: Orquídea-grapete; Grapete; Orquídea-cheiro-de-uva e Orquídea-uva.

Observação endógena: para constar e validar exatamente o que o site escreveu, afirmo que esta orquídea Spathoglottis unguiculata, cujas fotos destaco aqui, foi adquirida exatamente numa feira livre, fazendo-se perceber em meio a palmeiras de jardim, hortaliças e ervas medicinais. A floração ocorreu algumas semanas após a sua compra. Além da intensidade na cor de suas flores,também pude constatar o semelhante cheirinho de uva.


[i] Disponível em: http://minhasplantas.com.br/plantas/orquidea-grapete/ Acesso em out. de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores